tempo de leitura:

Introdução

Este documento apresentará de forma fácil e rápida a instalação do ambiente necessário para o uso do MapLab em uma máquina com Windows XP. O objetivo não é abordar a compilação dos pacotes, ou mesmo o uso do software MapServer/MapLab, e sim apenas descrever os passos realizados para instalar esses softwares de forma rápida e sem problemas. Esse documento não é recomendado como fonte única de informações para a instalação dos pacotes abaixo, muito menos para obtenção de informações referentes ao uso do MapLab. O Autor também isenta-se de qualquer problema que por ventura possa ocorrer no uso dos softwares ou no processo de instalação apresentados a seguir. Os softwares utilizados nesse documento, podem ser encontrados em:

É provável que o uso de outras versões funcionem adequadamente, porém é extremamente importante que a versão do MapServer utilizado seja compatível com a versão do PHP (nesse caso 4.3.3). No momento que este artigo está sendo escrito, já existe a versão 4.3.4 do PHP, mas infelizmente ainda não saiu uma versão do MapServer compatível.

Também deve estar previamente instalado, suporte à Java no Browser para o correto funcionamento do MapLab.

Uma vez “baixado” todos os arquivos, podemos iniciar a instalação. A instalação segue uma sequência lógica e de pré-requisitos. Seguiremos da base do ambiente, a aplicação final.

Instalando o Apache 1.3.29

A Instalação do Apache é fácil, primeiro execute o arquivo de instalação (apache_1.3.29-win32-x86-no_src.exe) e em seguida siga os passos descritos a seguir:

  1. Na janela de boas vindas pressione [Next];

  2. Em seguida aceite a licença de uso e pressionar [Next];

  3. Pressione novamente [Next] na janela intitulada “Read this First“;

  4. Essa janela é responsável por ajustar o domínio onde o servidor está alocado, o nome do servidor e o e-mail do administrador. Nesse caso, como utilizaremos o sistema localmente na máquina (sem acessos externos) utilizaremos localhost para os dois primeiros campos e root@localhost para o campo de e-mail do administrador. Também é apresentado duas opções onde pode-se escolher se o apache será executado como serviço na maquina local (para todos os usuários) ou se ele será inicializado manualmente pelo usuário que instalou. Nesse ponto podemos deixar a opção já escolhida (Run as service for All Users) para que o apache rode como serviço. Pressione novamente [Next];

  5. Seleciona a opção complete (para a instalação completa do apache) e pressione o botão [Next];

  6. Aparecerá uma opção para escolher o diretório de destino, pressione o botão [Change] e escolha C:\Arquivos de programas\ como destino. Pressione [Next] novamente;

  7. Pressione o botão [Install];

  8. a Instalação deverá decorrer normalmente até aparecer uma janela intitulada "Installation Wizard Completed". Nesse momento o Apache já está funcionando. Para testar, basta abrir um Navegador e acessar o endereço http://localhost/. Deverá aparecer uma página informando que o servidor está funcionando corretamente.

Instalando o PHP 4.3.3

É comum instalarmos o PHP como módulo do Apache, mas nesse caso para que o MapLab consiga executá-lo, o PHP será instalado como um binário CGI. Para isso siga as seguintes instruções:

  1. Copie o arquivo php-4.3.3-Win32.zip para o diretório c:\Arquivo de Programas e em seguida descompacte-o (será criado o diretório c:\Arquivos de Prograpas\php-4.3.3-win32, renomeie essa diretório para c:\Arquivos de Programas\PHP);

  2. Copie todos os arquivos com extensão .dll localizados no diretório c:\Arquivo de Programas\php\dlls para o diretório c:\windows\system32 (no caso do MS Windows da série NT (Windows 2000 ou XP) para MS Windows 9x o diretório correto deve ser c:\windows\system). Caso seja solicitado alguma substituição de arquivos, escolha a opção não (obs. NÃO SUBSTITUA NENHUM ARQUIVO!)

  3. Copie o arquivo c:\Arquivos de programas\php\php4ts.dll para o diretório c:\windows\system32;

  4. Copie o arquivo c:\Arquivo de Programas\php\php.exe para o diretório C:\Arquivos de programas\Apache\cgi-bin;

  5. Nos próximos passos o Apache será configurado para interpretar arquivos PHP. Para isso edite o arquivo C:\Arquivos de programas\Apache\conf\httpd.conf e procure pela seguinte linha:

    AddType application/x-tar .tgz

Ao encontra-la, adicione logo abaixo dela a linha:

   AddType application/x-httpd-php .php .php3 .phtml

Essa alteração fará com que o Apache interprete arquivos com as extensões .php, .php3 e .phtml como aplicações PHP (x-httpd-php). 6. Em seguida procure pela linha:

   #AddDescription “GZIP compressed tar archive” .tgz

e adicione logo abaixo dela:

   Action application/x-httpd-php “/cgi-bin/php.exe”

E essa alteração fará com que aplicações PHP (x-httpd-php) serão executadas com o binário php.exe.

  1. Agora vamos configurar o Apache, para interpretar algumas extensões de arquivos index que são utilizados como primeiro arquivo a ser aberto pelo apache (default). Procure pela linha: DirectoryIndex index.html e altere-a para: DirectoryIndex index.html index.htm index.php index.phtml;

  2. Procure pela linha: DocumentRoot “C:/Arquivos de programas/Apache/htdocs” e ao encontrá-la, altere-a para: DocumentRoot “C:/WEB”

  3. Procure pela linha: <Directory “C:/Arquivos de programas/Apache/htdocs”> e também altere-a para: <Directory “C:/WEB”> Com as duas últimas alterações (passo 8 e 9), estamos instruindo o Apache a utilizar o diretório c:\web como diretório raiz para aplicações Web.

  4. Agora deve-se copiar o arquivo c:\arquivos de programas\php\php.ini-dist para c:\windows\php.ini. Esse arquivo é responsável pelas configurações pertinentes ao PHP. Em seguida edite-o e procure pela linha: extension_dir = “./” para altera-la para: extension_dir = “c:/Arquiv~1/PHP/extensions”

  5. Agora procure pelas linhas abaixo comentadas (;) e descomente-as deixando-as assim:

    extension=php_gd2.dll
    extension=php_dbase.dll
    extension=php_curl.dll
    

Essa alteração fará com que o PHP suporte as bibliotecas CURL, DBASE e GD, que são necessárias pelo MapLab.

No arquivo encontra-se outras duas variáveis que devem ser alteradas: register_globals do valor Off para On e session.save_path do valor /tmp para c:/temp. Deverão ficar assim:

    register_globals = On
    session.save_path = c:/temp

e criar o diretório c:\temp

Agora devem ser criados os diretórios c:\web e c:\temp. No diretório c:\web crie um arquivo com o nome index.php e adicione o seguinte conteúdo:

    <? phpinfo(); ?>

Por fim reinicie o Apache e em seguida acesse no seu browser o endereço http://localhost novamente para verificar se o PHP está funcionando normalmente. O que deverá aparecer é uma tela com informações referentes ao PHP. Obs: Ao criar o arquivo, verifique se o arquivo realmente ficou com a extensao .php e não .txt.

Instalando o MapServer 4.0.1

A Instalação do MapServer é rápida e sem muitas complicações resumindo-se em 5 passos:

  1. Descomprima o arquivo mapserver-4.0.1-win32-php4.3.3.zip em um diretório temporária;

  2. Descomprima os seguintes arquivos .zip localizados dentro do diretório criado pelo mapserver:

    ECW_DLL.zip
    gdal.zip
    libcurl-7.10.7_dll.zip
    libpq pdfdll.zip
    xerces_dll.zip
    

e copie todos os arquivos com extensão .dll extraídos desses arquivos compactados para o diretório c:\windows\system32;

  1. Copie os arquivos php_mapscript_4.0.1.dll e php_proj.dll para o diretório c:\Arquivos de Programas\php\extensions;
  2. Edite o arquivo de configurações do PHP (c:\windows\php.ini) para adicionar o suporte ao MapServer. Procure pela seção de extensões (extensions) adicione as seguintes linhas:

    extension=php_mapscript_4.0.1.dll
    extension=php_proj.dll
    
  3. Agora basta reiniciar o servidor Web (Apache) e pronto, já existe suporte ao MapServer no nosso Web Server.

Instalando o MapLab 2.0.1

A instalação do MapLab é mais fácil, pois basta apenas descomprimir a aplicação em um diretório e criar uma diretório temporário para armazenamento das imagens geradas dinamicamente. De qualquer forma, serão apresentados os passos necessários abaixo:

  1. Primeiro descomprima o arquivo do maplab-2.0.1-release.zip no diretório c:\web\maplab, assim o diretório htdocs (onde fica a aplicação MapLab em si) deverá ficar em c:\web\maplab\htdocs;

  2. Crie um diretório temporário para hospedagem das imagens geradas dinamicamente em c:\web\ms_tmp;

  3. Agora basta configurar o MapLab para reconhecer o diretório temporário. Acesse http://localhost/maplab/htdocs e escolha no Menu Configuration a opção Open XML Configuration Tools e altere a variável tmp_img_path para o valor c:/web/ms_tmp e pressione o botão [Apply];

  4. Selecione a opção MapEdit e no menu MapEdit pressione o botão Open Map File. Na janela que se abre, entre no diretório tutorial do diretório corrente, selecione o arquivo tutorial.map e pressione o botão [Open]. Na árvore ao lado esquerdo (Object Browser) selecione a opção Web e altere a variável ImagePath para o valor c:/web/ms_tmp/ e conclua pressionando o botão [Apply Changes]. Para visualizar o mapa do tutorial, no menu principal (MapEdit) pressione o botão [preview map], que abrirá uma nova janela com o mapa. Fontes de Informação

Web Sites Oficiais:

Blog Logo

José Morelli Neto


Publicado em

Image

Notas do Neto

De tudo um pouco...

Ir para início