tempo de leitura:

Com o bonding é possivel transformar duas portas ethernet 100Mbits em uma porta (bond0) de 200Mbits no Linux. Essa mesma tecnologia é chamada de smarttrunk pela Enterays e Link aggregation pela Cisco. Pode-se utilizar o bonding em várias situações como por exemplo a Alta Disponibilidade (link entre as duas máquinas). As configurações apresentadas abaixo, foram testadas em um RedHat Enterprise 2.1, mas também são passados as linhas de comando para ser configurada em qualquer distribuição.

Atualizações: Foi publicado um artigo na Howto Forge que ensina a configurar o bonding no Debian. Esta técnica também é conhecida por Link Aggregation e é definida pela *IEEE 802.3ad*.

O Kernel deverá ter suporte ao Bonding (Network device support -> Bonding driver support na compilação)

No /etc/modules.conf insira as linhas:

Alias bond0 bonding
probeall bond0 eth0 eth1 bonding # para carregar os módulos das outras eth antes de montar o bond
options bond0 miimon=100 updelay=200 downdelay=200

No /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-bond0 insira:

DEVICE=bond0
IPADDR=192.168.1.1
NETMASK=255.255.255.0
NETWORK=192.168.1.0
BROADCAST=192.168.1.255
ONBOOT=yes
BOOTPROTO=none
USERCTL=no

Todas as interfaces que pretencerão ao balanceamento deverão ter seu /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-ethX definidos assim:

DEVICE=eth0
USERCTL=no
ONBOOT=yes
MASTER=bond0
SLAVE=no
BOOTPROTO=none

Deve-se indicar qual interface será escrava (SLAVE=yes) nesse caso a interface eth0 será master e a eth1 devera ser slave.

Caso a distribuição não suporte o parâmetro SLAVE e MASTER no ifcfg-ethx, a configuração manual pode ser configurada desta maneira:

Sem inserção de módulos:

# /sbin/ifconfig bond0 192.168.1.1 up
# /sbin/ifenslave bond0 eth0
# /sbin/ifenslave bond0 eth1

Com inserção de módulos:

# /sbin/insmod bonding
# /sbin/ifconfig bond0 up
# /sbin/ifenslave bond0 eth0
# /sbin/ifenslave bond0 eth1
# /sbin/modprobe bonding miimon=100 updelay=200 downdelay=200
# /sbin/ifconfig bond0 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0
# /sbin/ifconfig bond0 up
# /sbin/route add default gw 192.168.1.254

OPÇÕES DO MÓDULO

  • mode= Possíveis valores são: 0 (politica de round-robing, default) , 1 (Politica de backup ativo), e 2 (XOR);
  • miimon= Utilize um valor inteiro para a frequência (em ms) do monitoramento de link MII. Valor igual a zero (padrão) significa que o monitoramento do link será desabilitado. Um bom valor caso você queira utilizar o monitoramento é 100;
  • downdelay= Utilize um valor inteiro para definir o tempo de atraso para desabilitado o link após ser detectada uma falha (em ms) . Deve ser multiplo de miimon, sendo o valor padrão zero;
  • updelay= Utilize um valor inteiro para definir o tempo de atraso para habilitar o link após ser detectado o estado de “link up” (em ms) . Deve ser multiplo de miimon, sendo o valor padrão zero;
  • arp_interval= Utilize um valor inteiro para a frequência do monitoramento arp (em ms). o Valor padrão é zero e significa que o monitoramento arp esta desabilitado. Este campo só é válido em modo active_backup;
  • arpiptarget= Um endereço IP para utilizar quando o arp_interval é > 0. Este é o alvo da requisição arp que determina a saúde do link com o alvo. Especifique este valor no formato ddd.ddd.ddd.ddd.

Acho que é isso… espero ter ajudo… Um Abraço, Neto.

Blog Logo

José Morelli Neto


Publicado em

Image

Notas do Neto

De tudo um pouco...

Ir para início