tempo de leitura:

Imagine aquele servidor (ou mesmo desktop) que você ficou vários dias escolhendo quais pacotes instalar…. uma hora será necessário repetir este procedimento e convenhamos, é um saco ficar levantando o que deve ser instalado e o que deve ser removido, para que as duas instalações fiquem iguais. Para quem utiliza o Debian (ou Ubuntu) existe uma forma bem fácil de resolver este problema, o comando dpkg possui duas opções que permite “equalizar” ou igualar o estado dos pacotes dessas duas instalações.

Para isso, na instalação onde você passou horas definindo o que deveria ser executado, execute o comando:

# dpkg --get-selections > pacotes.lst

Em seguida, copie o arquivo pacotes.lst para a instalação que você pretende deixar igual a primeira e executar o comando:

# dpkg --set-selections < pacotes.lst

É importante lembrar que o comando acima não instalará nem removerá nenhum pacote da sua instalação, e sim estará definindo o estado do pacote de acordo com a primeira instalação. Para efetivar o processo de instalação/remoção dos pacotes, basta executar o aplicativo dselect, que é um front-end para o gerenciador de pacotes do Debian (deb).

# dselect

Em seguida, vá até a opção [I]nstalar (pode ser pressionando a tecla I) e em seguida pressione a tecla Enter. Após concluir o processo de instalação, escolha a opção [R]emover e pressione Enter novamente.

Aproveitando o embalo, o dselect permite configurar os repositórios do APT, assim como atualizar a lista de pacotes, instalar e remover pacotes e configurar pacotes que ainda não tenham sido configurados.

Atualização: - Saiu um artigo no dia 24/08 entitulado Linux Get list of installed software for reinstallation / restore software que além de apresentar a mesma coisa que relatei acima, vai um pouco além e explica como pode-se fazer a mesma coisa com distribuições baseadas em RPM.

Blog Logo

José Morelli Neto


Publicado em

Image

Notas do Neto

De tudo um pouco...

Ir para início