- Excelentíssimo Senhor Professor Doutor José Roberto Provesi, Magnífico Reitor da Universidade do Vale do Itajaí.
- Ilustríssimo Senhor Professor Fernando Luiz Diehl Digníssimo Diretor do Centro de Educação de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar
- Ilustríssimo Senhor Professor Luis Carlos Martins Digníssimo Coordenador do Curso de Ciência da Computação.
- Autoridades
- Caros professores e Funcionários
- Prezados Pais
- Demais Presentes
Boa Noite!! “Hello World!” É com essa expressão que iniciamos nossos programas sempre que uma nova linguagem de programação nos era apresentada, e é assim que esperamos iniciar essa nova fase de nossas vidas. Como já dizia Albert Eistein “A mente que se abre para uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original”. Essa frase sintetiza perfeitamente um dos aspectos que a Ciência da Computação exige de nós: Mente aberta para a constante inovação. A Computação, como uma ciência nova comparada com as outras já existentes, nos mostra que ainda há muito que se criar e desenvolver.
Podemos considerar vencedores por alcançar o tão batalhado título de Bacharel em Ciência da Computação. Título esse que muitas vezes nos arrancou horas de sono afastando-nos dos nossos familiares para terminarmos os trabalhos solicitados, que estranhamente pareciam impossíveis de serem feitos.
Mas esses momentos trazem consigo as lembranças das relações de amizade que foram formadas por termos passado por essas dificuldades. Lembraremos desse tempo de faculdade de uma forma única, mesmo que, anteriormente, não tenhamos acreditado quando, diante de uma dessas dificuldades, nos tenham dito: “Aproveite cada momento, pois ele é único e será a melhor parte da sua vida…” ao final dessa fase, percebemos que era verdade!
Hoje, quando entramos neste teatro, entramos como estudantes, trazendo conosco lembranças daquilo que vivemos durante nosso curso. Trouxemos a felicidade contida no abraço de nossos pais com o resultado positivo do vestibular; a emoção do primeiro dia de aula onde tudo era novidade para nós; o alívio pelo fim de cada semestre; a tensão dos minutos que antecederam a apresentação do trabalho de conclusão; e no fim de tudo, a estranha sensação de alívio com tristeza, quando percebemos que não nos restava mais nenhuma cadeira da graduação para nos matrícularmos. Trouxemos lembranças boas e ruins, momentos agradáveis e outros nem tanto, mas cada um deles tem sua importância, pois nos ajudaram a crescer como estudantes e como pessoas. Mas o que trazemos de mais importante, de tudo o que se viveu, são os amigos que hoje se formam conosco.
Não podemos esquecer daquelas figuras importantes para nós nesta trajetória vitoriosa: nossos pais, que do dia em que nascemos até hoje sempre foram nossos maiores fãs e incentivadores, nos auxiliaram para sermos o que somos hoje, presentes nos momentos de aflição, sempre com uma palavra de incentivo para que concluíssemos nossas atividades da melhor forma possível; nossa família, que tantas vezes nos perguntou: “qual é mesmo o curso que você está fazendo?” Mas que sempre se alegrou por contarmos um pouco sobre nossa vida acadêmica;
- nossos amigos, que são a família à qual escolhemos para ter perto de nós;
- nossos amores, que sempre tinham uma palavra carinhosa ou um colo quando precisávamos;
- nossos mestres na arte de ensinar, que nos instruíram a ser Cientistas da Computação e que além de termos aprendido muito com eles, sabemos que eles também aprenderam algo conosco;
- e aqueles que não estão mais entre nós, mas que carregaremos sempre em nossos corações. Estejam onde estiverem, estarão sempre olhando e torcendo por nós. Enfim, a quem foi importante para esta nossa conquista: “Obrigado a você, não importa em qual categoria você se enquadre!”.
Podemos não ter entrado na faculdade no mesmo semestre e nem ter sido amigos por todo o curso, aliás, a grande maioria de nós passou a se conhecer melhor no último ano, onde o tão sonhado dia de hoje, a nossa formatura, começou a se tornar uma preocupação para todos nós. Mas a importância e a magia desse momento fizeram com que encontrássemos em nossos colegas verdadeiros amigos.
Embora o tempo na universidade nos traga tão boas lembranças, esta etapa de nossas vidas está concluída. Em alguns minutos, nós, que entramos neste teatro, como estudantes cheios de sonhos e expectativas, estaremos saindo pela porta da frente desta universidade, agora como profissionais, levando conosco metas e objetivos para o exercício da profissão que escolhemos. E esperamos que este momento de separação, onde cada um de nós vai seguir o seu caminho, seja a oportunidade que damos ao destino para que ele possa nos reunir novamente.
Mas nestes minutos que faltam gostaria de agradecer em nome dos alunos e ex-alunos do Curso de Ciência da Computação do CTTMar ao professor Fernando Luiz Diehl por toda a sua dedicação e empenho para o crescimento e evolução do nosso curso.
Obrigado a todos e sucesso para nós!